Controle de qualidade 5S: o que é e como aplicar

-controle-de-qualidade-5s-o-que-e-e-como-aplicar14399
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Nos dias de hoje muito se fala em gestão da qualidade, seja em organizações de pequeno, médio ou grande porte. E uma das metodologias mais conhecidas e aplicadas em empresas do mundo todo é o controle de qualidade 5S. No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre o que é esse programa e como ele pode ser aplicado na sua empresa.

O que é o controle de qualidade 5S?

O controle de qualidade 5S surgiu no Japão, no início da década de 60. Ele foi criado por donas de casa japonesas que desejavam que toda a família se envolvesse e contribuísse para as tarefas domésticas. Com o passar dos anos, o programa 5S deixou de ser utilizado apenas pelas donas de casa e também passou a ser implantado nas empresas, visando um maior controle e gestão da qualidade.

O que significa 5S?

O termo 5S representa cinco palavras da língua japonesa que iniciam com a letra S e são norteadoras para esse programa são elas: seiri (senso de organização), seiton (senso de arrumação), seiso (senso de limpeza), seiketsu (senso de saúde) e shitsuke (senso de disciplina). Falaremos, brevemente, sobre o papel de cada uma delas, a seguir.

Senso de organização

A técnica do senso de organização, como o próprio nome sugere, tem como princípio básico a organização do ambiente de trabalho. Entende-se, dessa forma, que o termo “organização” aqui empregado, não diz respeito apenas ao espaço físico como uma mesa de trabalho, mas também ao cronograma de atividades de uma pessoa ou setor, fazendo também a gestão do tempo, por exemplo. A ideia é que com o senso de organização haja uma liberação do espaço, deixando mesas ou estações de trabalho sempre limpas e organizadas, além de eliminar objetos que estão em desuso ou que apenas ocupam espaço.

Senso de arrumação

A etapa do senso de arrumação vem logo após a aplicação do senso de organização. Nessa fase do controle de qualidade 5S ocorre a arrumação dos materiais que foram descartados na fase anterior. Assim, um objeto, máquina ou qualquer outra coisa que seja pouco utilizada pode ser deslocada para um local mais afastado ou depósito, abrindo espaço para o local de trabalho onde há maior permanência ou circulação de pessoas.

Senso de limpeza

A fase do 5S correspondente ao senso de limpeza diz que a área de trabalho deve sempre ser mantida limpa e que cada pessoa é responsável pela limpeza de sua área. Podemos dizer então que em um escritório, por exemplo, cada colaborador é responsável pela limpeza de sua mesa de trabalho, mantendo-a sempre organizada.

Senso de padronização

A quarta etapa desse sistema fala sobre a padronização de processos. Os especialistas na metodologia dizem que essa fase é a mais difícil de ser implantada, pois mexe com o comodismo das pessoas e, muitas vezes, pode até gerar mudanças na cultura organizacional da empresa.

Senso de disciplina

Na última etapa, cada colaborador já sabe se policiar e manter um senso de disciplina, sabendo o que deve e o que não deve ser feito, sempre cumprindo as etapas anteriores e convivendo com colegas em harmonia.

Qual a importância do 5S para a empresa?

O controle do 5S na empresa traz diversos benefícios. Além dos que foram citados acima, como a organização, padronização dos processos, essa implantação permite um vislumbre melhor das atividades da organização, detectando o que pode ser melhorado, o que consequentemente elevará os lucros. O 5S permite até uma motivação maior dos funcionários, pois eles trabalharão em um ambiente onde é possível conhecer os processos com clareza, garantindo maior qualidade e produtividade. Gostou de saber mais sobre o controle de qualidade 5S? Vai implantá-lo na sua empresa? Então lembre que isso requer a sensibilização de todos que fazem parte da empresa. Também é sugerida a formação de um comitê, contando com pessoas de diferentes níveis organizacionais. Implante o 5S na sua empresa e conte para gente seus resultados no espaço para comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *